quarta-feira, 20 de julho de 2016

VIVER O MOMENTO PRESENTE





            Em minhas andanças pelo país é muito comum encontrar pessoas ansiosas porque se preocupam exageradamente com o futuro ou porque são apegadas demais ao passado. Isso se tornou algo muito característico dos nossos tempos, uma síndrome de ansiedade.

            Temos como consequência pessoas cada vez mais angustiadas, infelizes e até doentes. Não foi à toa que Jesus, o mestre dos Mestres, falou no evangelho: “Não andeis ansiosos, a cada dia a sua preocupação” Mt 6,34. É um convite a vivermos o momento presente. Impressionante a sabedoria deste ensinamento!

            Diante de um mundo cada vez mais acelerado acabamos entrando num ritmo que não nos permite viver e saborear com intensidade os momentos especiais e únicos que a vida nos proporciona. Ligamos como que o piloto automático e deixamos nos levar na intenção de alcançar a felicidade num futuro que talvez nem chegue.

            A felicidade está no aqui e agora. No trabalho de cada dia, no encontro com a família, no lazer com os amigos, no exercício físico, numa refeição saudável, numa viagem, numa comemoração e nas pequenas ou grandes conquistas de cada dia.

            O presente é o grande “presente de Deus” para nossa felicidade. O passado já não volta mais e o futuro ainda não existe.

            Dar a cada dia a sua preocupação ou a atenção necessária, deve ser um exercício constante até virar um hábito. Este hábito saudável vai se tornar um estilo de vida que irá lhe proporcionar a vivência de cada momento como se fosse o último, ou seja, plenamente, permitindo extrair da vida o que ela tem de melhor. Isso vai lhe gerar prazer, paz interior, equilíbrio e uma sensação de realização, em outras palavras, vai deixar seu dia muito mais alegre e leve.

            Viva o momento presente como se fosse o último, vai que um dia você acerta!

                                                                      

                                                                                                          Abçs, Pe Valmir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário