quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Poder do Toque



Tendo apresentado a Presença e a Palavra como colunas do alicerce do edifício da felicidade apresento agora o Toque como terceira coluna. Pesquisas mostram o quanto o ser humano precisa de afeto. Tocar o outro com um abraço, um beijo, segurar na mão ou acariciar a face são formas sadias de darmos e recebermos afeto. O afeto nos coloca em equilíbrio, nos dá tranqüilidade, gera segurança, levanta a auto-estima e nos dá sensação de plenitude.

Desde criança fazemos o laboratório do afeto no aconchego do colo da mãe ou do pai. É o treino para que na fase adulta tenhamos uma afetividade madura, fundamental para nosso processo de realização.

Muitos relacionamentos vão à falência por falta de afeto, por falta de toque. Tocar o outro é uma forma de dizer-lhe que ele é importante, que está na sua intimidade, que está seguro ao seu lado. Tocar é uma forma de dar acesso à porta do coração.

Toque é expressão de bem querer, de amor e de transmissão do calor humano que tem poder restaurador e curativo.

Quantas vezes um abraço consegue amenizar a dor e confortar. Um toque pode dizer também que está tudo bem e que estamos perdoados.

Não deixe seu casamento, seu namoro, suas amizades ou qualquer outro tipo de relação desmoronar por falta de afeto. Toque seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos, pais e amigos. Abrace, beije, acaricie muito. Tem uma música do grande padre Zezinho que diz: “Há muitos filhos que bem mais do que um palácio gostariam de um abraço ou do carinho de seus pais”. Isso é muito verdadeiro. Mas não só os filhos, mas todas as pessoas que nos amam.

Costumo ouvir muito aqui no Rio de Janeiro a expressão: “Tamo junto e misturados”. O toque é uma bela forma de dar esta certeza aos que amamos.

Toque, Presença e Palavra são as colunas da felicidade. No próximo artigo vamos meditar que a Espiritualidade é o cimento que dá a liga a este alicerce.


Vamos com fé!

3 comentários:

  1. Acredito ainda que é através do Amor que o toque se manifesta com mais intensidade. Seja num filho, marido, num amigo. Um beijo, um abraço, estar pertinho fazendo um carinho. Que especial !!
    Um abraço apertado é como se o coração falasse ao outro: "Estou aqui pertinho de você!" Dispensando qualquer palavra.
    Adorei o artigo... Tocar é tão importante !!! Muitas vezes um simples aperto de mão é o único toque que alguém recebeu no dia !!! Esbanje Amor !!!
    Simples Assim !

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre, gostaria de comprar o seu livro "Simples Assim", porém não encontro em lugar nenhum. Já tenho um exemplar e queria um segundo para presentear uma pessoa especial. Por favor me indique onde posso encontrar. Obrigada! Aline

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre, gostaria de comprar o seu livro "Simples Assim", porém não encontro em lugar nenhum. Já tenho um exemplar e queria um segundo para presentear uma pessoa especial. Por favor me indique onde posso encontrar. Obrigada! Aline

    ResponderExcluir