terça-feira, 2 de setembro de 2014

O poder da PALAVRA


Meus amigos,

Paz e alegria

Continuando nossa reflexão sobre as quatro colunas do alicerce da felicidade quero meditar sobre a importância da PALAVRA nos relacionamentos.
O coração humano precisa ser acariciado, e a única forma de fazer isso é através da Palavra. Um elogio, por exemplo, alegra e provoca motivação. Falar o quanto o outro é importante para você, dizer eu te amo, eu gosto de você, alegra o coração alheio e conserva o sentido da relação.
A palavra acontece também pelo diálogo. Dialogar é fundamental para o cultivo de uma relação madura com aqueles que convivemos. Diálogo consiste em saber parar para ouvir o outro e falar com caridade o que se está sentindo.
A palavra tem o poder de levantar ou destruir. Cuide com o uso da palavra ou com a falta dela. Uma palavra mal dita pode machucar mais do que um tapa. Pode ferir a alma de pessoas que nos são tão caras. Ao contrário, uma palavra bem dita na hora certa pode salvar um casamento, uma amizade, uma vida...
Transforme sua palavra em bendita. Comece agora. Elogie em vez de criticar. Diga para as pessoas que você ama o quanto elas são preciosas para você. Fale: eu te amo!
Uma palavra bendita jamais se perde, um dia ela vai produzir frutos.
No artigo anterior vimos a importância da presença. A palavra é uma forma de estar presente concretamente na vida do outro. No próximo artigo meditaremos que, além da presença e da palavra, é importantíssimo o Toque no cultivo de nossas relações.

Vamos com fé!

4 comentários:

  1. Padre Valmir, suas palavras são lindas. Nos aproxima ainda mais de Deus! Te amo, saudades! Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Felicitações pelos seus 15 anos de sacerdócio! Que o nosso bom Deus abençoe grandemente a sua vida e seu ministério! Que o Espírito Santo o ilumine sempre, para que possa conduzir com sabedoria, firmeza e fé, a parcela do Povo de Deus que lhe foi confiada.

    ResponderExcluir